khaaa-khaaaaam
Declaro aberta a solenidade de abertura da primeira turma de Gestão Farmacêutica formada em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem! Procuraremos no decorrer do semestre estudar cases de sucesso do ramo farmacêutico, contemplando as mais diversas atividades envolvidas na gestão, como compras, produção, vendas, marekting, merchandising, recursos humanos, etc. Iniciaremos com o tópico de empreendedorismo, liderança e gerência, avaliando diversos cases que incluem indústrias de alimentos, de medicamentos, hospitais, etc.
Gostaria de deixar como exemplo um case muito interessante de empreendedorismo de um farmacêutico. Além desse, tem um vídeo de uma universidade de Portugal que propôs aos futuros farmacêuticos que se aventurassem como empreendedores por um dia!
#ficaadica!
Bons negócios!
Crystiani Bohnert e Evelyn Mattos:O GRAAC que é um grupo de apoio ao adolescente e a criança com câncer que inovou no tratamento dessa doença através do vínculo com o paciente, tratando como pessoa e não como doença preocupando-se com o bem estar fisico e psicologico e qualidade de vida durante o tratamento. Aumentando assim o índice de cura do câncer de cura e da adesão ao tratamento.
Jordana Daniela Friedrich e Lauren Sattis Onófrio: Nosso trabalho trata-se de um Plano de Negócio para a Gestão de uma Farmácia de Manipulação (Farmácia Dehon de Manipulação Ltda). O objetivo deste é traçar o perfil do cliente, para isso aplicou-se um questionário com 12 questões quantitativas em uma amostra de 181 pessoas em um universo de 29.000 habitantes na cidade de Timbó-SC, cidade onde o negócio está situado. Com base no questionário vamos relatar os resultados e ressaltar a importância de um Plano de negócios.
Referência: FERREIRA, P. , POSSAMAI, I.C. Plano de negócios: farmácia Dehon Ltda. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.1, n.2, p.01-22, 2007.
Jordana Friedrich e Lauren Onófrio Nosso trabalho trata-se de um Plano de Negócio para a Gestão de uma Farmácia de Manipulação (Farmácia Dehon de Manipulação Ltda). O objetivo deste é traçar o perfil do cliente, para isso aplicou-se um questionário com 12 questões quantitativas em uma amostra de 181 pessoas em um universo de 29.000 habitantes na cidade de Timbó-SC, cidade onde o negócio está situado. Com base no questionário vamos relatar os resultados e ressaltar a importância de um Plano de negócios.
Referência: FERREIRA, P. , POSSAMAI, I.C. Plano de negócios: farmácia Dehon Ltda. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.1, n.2, p.01-22, 2007.
Daniela M. e Lauren A. Activia.
A Danone, fundada por Isaac Carasso, lançou Activia, o primeiro iogurte com o bacilo Dan regularis que passa vivo pelo estômago e chega ao intestino, ajudando a regularizar o trânsito intestinal. Antes do seu lançamento no Brasil (2004), foi realizado um trabalho de Market Research & Consumer Insight para solucionar dúvidas e questões pertinentes ao intestino preguiçoso da população. De 2004 a 2010 foram realizadas várias pesquisas e projetos de comunicação a fim de conscientizar e mobili¬zar as pessoas sobre o problema de intestino preguiçoso, visando ampliar seu consumo no cotidiano das pessoas.
ALMEIDA, I.L.F.; ZUPPO, C.P.I. Activia: consumer insight e construção da marca. 2011
O Farmacêutico de hoje deve ter espírito e postura empreendedores. É preciso estar envolvido com temas atuais, como o meio ambiente. Por isso, o tema do XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos é “Empreendedorismo e Sustentabilidade – os novos desafios da saúde”. O profissional empreendedor não é somente aquele que abre seu próprio negócio: cada vez mais as empresas escolhem pessoas empreendedoras, ou seja, profissionais com iniciativa, capazes de ter novas idéias, dianâmicos, proativos. Por Profª Dra. Patrícia Mastroianni – Coordenadora da Comissão do XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos. Entrevista publicada na Revista do Farmacêutico/Julho-Agosto de 2010.
Comentário de Vanessa Wachholz e Angélica Dal Ongaro
Catieli Rigão e Liziane Romeiro. ACHÉ: Deveria um laboratório nacional
fazer diferente?
O Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. é uma empresa de capital 100% nacional, ao longo de sua trajetória de mais de quatro décadas, o Aché vem se consolidando como uma companhia dinâmica ao estabelecer parcerias comerciais estratégicas, dentro e fora do País. O case nos relata desde a sua criação até o sucesso obtido com suas pesquisas na atualidade e também a pesquisa e o desenvolvimento de produtos fitoterápicos que pode ser promissor para o desenvolvimento de tecnologia brasileira, a partir de vantagens de localização que pode tanto atrair atividades de pesquisa de empresas internacionais para o país quanto viabilizar empresas de capital nacional e sobre o antiinflamatório Acheflan® totalmente pesquisado e desenvolvido no país
A Nestlé aportou no Brasil ainda no século XIX, quando o País passou a importar a Farinha Láctea, produto precursor da empresa. Quarenta e cinco anos depois de realizar as primeiras importações, em 1921, foi inaugurada em Araras, no interior de São Paulo,a primeira fábrica em território nacional, com a produção do leite condensado Milkmaid(mais tarde rebatizado de Leite Moça).
De forma dinâmica, a Nestlé pulverizou sua operação no País (abriu sucursais em vários Estados logo nos primeiros anos de atuação no mercado brasileiro); inaugurou fábricas e ampliou a linha de produção nas já existentes; adquiriu empresas nacionais (as primeiras delas foram a Sociedade Anonyma Companhia de Laticínios Santa Rita e Indústria de Laticínios Santa Ritense, ainda no ano de 1927), inovou em ações de relacionamento com consumidor (as primeiras ações foram o Almanaque Nestlé, a Brochura para Mamães, a degustação de produtos em feiras e eventos) e diversificou seu portfólio de produtos (atualmente, tem 18 categorias: águas, alimentos à base de soja, alimentos infantis, balas, bebidas achocolatadas, biscoitos, cafés, cereais infantis, cereais matinais, cereais Nestlé, chocolates, coffee-mate, culinários, lácteos, nutrição de performance, refrigerados, sorvetes, suplementos alimentares).
Vale ressaltar, que a mudança de nome do leite condensado foi para aproximar mais da população brasileira, fazendo uma jogada de marketing. Não demorou muito para o seu crescimento no mercado. Voltada essencialmente para nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 70, passando a atuar nos segmentos: farmacêutico (Alcon), cosmético (a exemplo da L´Oréal) e de alimentos para animais de estimação (Friskies, Alpo).
A Nestlé conta com um grande diferencial, o foco da inovação, fazendo a tecnologia sua aliada na propagação de sua marca no mercado internacional. É importante também visar sua relação e preocupação para com o público-alvo.
DRUGSTORE:
A busca frenética por lucros exorbitantes por algumas empresas, faz com que elas desloquem a seu objetivo social para um segundo plano, ocorrendo em infração à legislação em vigor e desrespeitando os consumidores ao estimular um consumismo desenfreado, obscurecendo a real finalidade de um estabelecimento, como, por exemplo, as farmácias e drogarias, que não vendem somente medicamentos, expondo, outros produtos fora da sua atividade preponderante.